Curiosidade: Cratera de Darvaz - A Porta para o inferno






A Cratera de Darvaz, mais conhecida como a Porta para o inferno, fica localizada em Darvaz, Turcomenistão.
A Cratera é um campo de gás natural e queima incessantemente desde 1971, suas chamas são alimentadas dia e noite pelos gases, exalando um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância. O nome  "Porta para o inferno" foi dado pela própria população, referindo-se ao fogo da cratera e suas chamas que ardem numa cor alaranjada de doer os olhos. Com aproximadamente 70m de diâmetro, a cratera se assemelha muito as crenças do "inferno" na terra, um portal para o Reino de Hades.

Darvaz fica bem no meio do deserto de Karakum, que ocupa mais de 70% da área do país e que é extremamente rico em enxofre, gás natural e petróleo, sendo uma das maiores reservas de gás do mundo.

O local foi descoberto em 1971, por engenheiros da então União Soviética que estavam em busca de um campo de petróleo. Na tentativa de achar os materiais necessários para o trabalho, eles montaram um acampamento com uma plataforma de perfuração para que pudessem avaliar a quantidade de petróleo e gás disponíveis no local. Satisfeitos com a descoberta do gás, logo começaram armazená-lo. Porém, o que eles não esperavam encontrar nas escavações era uma caverna subterrânea com uma profundidade enorme e tomada por gás tóxico.
Quando já estavam trabalhando no local, o chão embaixo da plataforma de perfuração começou a se abrir e de repente cedeu, engoliu tudo, levando todos os equipamentos para dentro da cratera. Durante o acidente ninguém se feriu, mas a liberação de grandes quantidades de gás metano causaram vários danos aos povos das aldeias, o que resultou em várias mortes e vários problemas ambientais no local.

Os cientistas apavorados com a situação, resolvem queimar os gases para evitar uma nova liberação de um gás tão nocivo na terra, além de ser um perigoso gás de efeito estufa. O processo de extração no subsolo sairia muito caro e em termos ambientais, "a queima do gás é a solução mais coerente quando não se pode extrair para o uso".
   
Na época todos esperavam que o gás iria queimar por alguns "dias" e finalmente apagaria, mas não foi bem assim, até hoje, décadas depois, o local continua queimando com força total. Ninguém consegue estimar até quando isso irá acontecer, já que ninguém sabe a quantidade de gás que existe na cratera ou mesmo o tamanho dela.