Acidente Nuclear: Chalk River - 1952/1958





O primeiro acidente nuclear que se tem conhecimento no mundo.📌

Chalk River Laboratories, é um centro de pesquisa nuclear localizado em Ontario, Canadá, que na década de 1950 sofreu dois grandes acidentes nucleares.
Em 1942, após uma colaboração entre pesquisadores britânicos e canadenses a instalação foi fundada. Em 1944, os Laboratórios foram abertos, em 1945, o primeiro reator nuclear fora dos Estados Unidos começa a funcionar.

Em 1952, a Atomic Energy of Canada Limited (AECL) foi criada pelo governo para promover o uso pacífico da energia nuclear, mas apesar de toda a propaganda do uso pacífico, de 1955 a 1976, os Laboratórios da Chalk River forneceram cerca de 250 kg de plutônio na forma de combustível ao Departamento de Energia dos EUA para ser usado em armas nucleares.
Obs.: A bomba lançada em Nagasaki, no Japão, utilizou cerca de 6,4 kg de plutônio.

O Acidente de 1952:
Chalk River foi palco de dois acidentes nucleares na década de 50.
O primeiro acidente aconteceu em 1952, quando uma falha(superaquecimento) no desligamento do reator causou uma fissão parcial do núcleo, ocorrendo uma explosão de vapor, a destruição da cúpula de proteção e liberando o material radioativo no meio ambiente. Uma enorme nuvem radioativa e água contaminada se espalharam pela região,  a explosão de vapor foi tão forte que chegou a lançar uma cúpula de quatro toneladas no ar.

Chalk River Laboratories



O núcleo do reator NRX não pode ser descontaminado sendo enterrado como lixo radioativo.
Dois anos depois o reator já estava funcionando novamente.

O Acidente de 1958:
O segundo acidente envolveu um superaquecimento, com uma ruptura de combustível e um incêndio no prédio do reator. O prédio inteiro foi contaminado, o fogo foi extinto pelos trabalhadores locais(cientistas e o pessoal da manutenção). A equipe foi acompanhada por médicos, mas aparentemente ninguém teve sequelas do acidente.

A empresa contou com vários "acidentes" ao longo dos anos, inclusive um em 2008, com o vazamento de água pesada.
O vazamento voltou a acontecer em 2009, porém em uma quantidade bem maior. Entre idas e vindas e vários desligamentos para reparos, a empresa continua funcionando.

NRX and Zeep buildings, Chalk River Laboratories, 1945

 

 

Fontes:

Arquivo de fotos

Energia Nuclear 

AECL 

Wikipedia 

ElMundo