Planeta morto mostra o que vai acontecer com a Terra quando o Sol desaparecer





A estimativa dos cientistas é que o nosso Sol dure cerca de 6 bilhões de anos. 

O que acontecerá com o nosso planeta depois que o Sol se for?

Uma equipe internacional de astrônomos encontrou uma estrela, chamada SDSS J122859.93+104032.9, que nos permite "viajar" ao futuro do nosso sistema solar e desvendar algumas coisas que antes seriam impossíveis. Podemos finalmente ter uma ideia, um exemplo do que acontecerá com nosso planeta e o nosso Sol. A estrela semelhante ao Sol está aproximadamente a 410 anos-luz da Terra e é uma anã branca, extremamente parecida com o Sol, que esgotou suas forças, todo o seu combustível de hidrogênio há bilhões de anos.

A descoberta foi feita a partir de várias observações com o Gran Telescopio Canaria, um dos maiores telescópios e com a tecnologia mais avançada do mundo. Os astrônomos conseguiram estudar a nuvem que envolve a estrela, e o anel de escombros que orbita em torno dela. A razão de estudar a estrela é que o Sol será exatamente igual a ela num futuro distante.

O anel que orbita em torno dela é formado por corpos rochosos compostos principalmente de ferro, silício, oxigênio e magnésio, elementos cruciais para a composição da Terra. Entre tudo isso descobriram os restos de um planeta que sobreviveu à morte da estrela, e que continua orbitando muito perto dela. Os autores do estudo acreditam que os fragmentos em volta eram parte de um corpo maior de seu sistema solar, parte de um planeta que teve suas "camadas externas removidas"Cientistas acreditam que a razão dele sobreviver à destruição de seu sistema planetário é a sua rica composição em metais pesados, como o níquel e o ferro.


Acontecerá a mesma coisa com a Terra quando Sol se apagar? A Terra e os outros planetas vão desaparecer?


"No nosso sistema solar, o Sol se expandirá para a órbita da Terra e devastará o nosso planeta, Mercúrio e Vênus. Marte e o restante dos planetas que estão mais distantes sobreviverão e se deslocarão para fora."

A anã branca na qual o Sol irá se tornar continuará no Sistema Solar orbitado por Marte, Júpiter e vários outros Corpos Celestes.
Tudo nessa vida tem um fim, por mais que isso possa parecer muito distante, é sempre bom saber o que nos espera.