
O solo da floresta é composto por rocha vulcânica, o que o torna praticamente impossível de perfurar. Existem diversas trilhas na floresta, mas chegando em certo ponto é quase impossível retornar sem ajuda de um guia.
A vegetação é tão densa que chega a ser complicado andar pelo local, as pessoas geralmente marcam os caminhos de passagem com fitas para que possam conseguir retornar a mesma trilha.
Existe a "Caça ao Corpo", quando um pequeno grupo de policiais, voluntários e jornalistas entram na floresta em busca de corpos, a "Caça" é realizada desde 1970. Infelizmente a floresta é o lugar mais usado para suicídios no Japão, chegando a ser o segundo no mundo.
Alguns dados:
Em 1998, 557 corpos foram encontrados.
Em 2002, cerca de 78 corpos foram encontrados dentro da floresta.
Em 2003, o número chegou a 1008, foi quando o governo deixou de divulgar as mortes, na tentativa de diminuir a relação da floresta com o suicídio.
Em 2004, 768 corpos foram encontrados.
Em 2015, 800 pessoas tentaram suicídio, mas apenas 158 conseguiram completar o ato.
Com tantas mortes no local, as autoridades japonesas preocupadas resolveram colocar várias placas e cartazes em Japonês e Inglês tentando desencorajar o ato. Em muitas delas eles pedem para que as pessoas reflitam, pensem na dor de seus familiares.
“A vida é um bem precioso. Pense mais uma vez em seus pais, irmãos ou filhos (…). Por favor, não sofra sozinho, peça ajuda primeiro” .O maior número de suicídios no Japão acontecem no "fim do ano fiscal" no país(prestação de contas). Os jovens sofrem com a pressão dos familiares, muito estresse relacionado as finanças e muitos idosos sofrem com depressão.
Existe a lenda de que o local era usado antigamente para o antigo costume de "Ubasute", que consiste basicamente em abandonar idosos para morrer em épocas de seca e pouco alimento. Infelizmente está ligado à morte de todas as formas.
Estima-se que a floresta seja usada para o suicídio desde o século XIX. Há muitos relatos sobre aparições de fantasmas, pessoas dizendo que a floresta é assombrada pelas almas que ali permanecem em sofrimento.