Invenções que mudaram o mundo: Cinematógrafo






Foi inventado pelo francês Léon Bouly em 1892.
Em 1894, Bouly acabou perdendo a patente do seu invento por não conseguir pagar pelos seus direitos. Pouco tempo depois foi novamente registrada pelos irmãos, Auguste e Louis Lumière, em 13 de fevereiro de 1895.
O cinematógrafo(cinématographe) foi um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière do cinetoscópio de Thomas Edison

A invenção do cinematógrafo foi o marco inicial na história do cinema, os irmãos são considerados os pais do cinema.
O aparelho permitia capturar uma série de instantâneos fixos, em fotogramas, criando a ilusão do movimento que durante um certo tempo ocorre diante de uma lente fotográfica e depois reproduzir esse movimento, projetando as imagens animadas em uma tela ou em uma parede. Essa ilusão é produzida pelo movimento beta.

O cinematógrafo utilizava o mesmo tipo de película usada por Thomas Edison em suas criações. 
O aparelho era capaz de filmar, revelar as películas e de projetar as imagens.
Os irmãos fizeram a primeira demonstração pública do aparelho numa sala chamada Eden(a primeira sala de cinema do mundo) em La Ciotat, França, em 28 de setembro de 1895. Em dezembro do mesmo ano os irmãos organizaram um evento em Paris, no Salão Grand Café, a primeira exibição comercial do aparelho com uma boa publicidade e entradas pagas. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciota.

A invenção não foi comercializada por seus criadores e daí para frente surgiram várias réplicas do invento em outros países, obviamente com a intenção de ganhar dinheiro com a invenção. 



Explicações de fontes externas:
**Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico. Fotografados por uma câmara a uma cadência constante e depois projetados no mesmo ritmo, em registro e sobre uma tela, os fotogramas produzem no espectador a ilusão de movimento. Ps: Câmara mesmo, "compartimento fechado".
Como imagem individual de um filme, o fotograma corresponde ao frame do vídeo, e ambos são genericamente chamados de "quadros" de um produto audiovisual.**



**Movimento Beta ou fenômeno Beta é uma ilusão de percepção, descrita por Max Wertheimer, em 1912, na obra Estudos Experimentais na Visualização do Movimento. Segundo essa teoria, duas ou mais imagens paradas, próximas entre si, surgindo uma depois da outra, são "vistas" pelo cérebro como uma única imagem em movimento. Isso costuma ser erroneamente confundido com o movimento phi que, embora semelhante, é um tipo diferente de ilusão.

A experiência clássica de demonstração do fenômeno beta envolve um indivíduo ou plateia fixando uma tela onde são apresentadas duas imagens em sucessão. A primeira imagem mostra uma bola no lado esquerdo do quadro e a outra a bola do lado direito. As duas imagens são exibidas em rápida sucessão. O apresentador pede que se explique o que se está vendo.

Normalmente, o observador responderá que viu uma bola que se move da esquerda para a direita. De fato, o processo cognitivo da percepção cria a conexão entre as duas imagens, que, parecendo uma única, provocam a ilusão de movimento.**

Veja também: O Nascimento da fotografia 👀
Veja também: Imagens de guerra