El Helicoide - O Shopping center de luxo que virou uma prisão na Venezuela.





Localizado no centro de Caracas,  capital da Venezuela, um lugar que contando ninguém acredita.  Sua construção começou no governo do Presidente Marcos Pérez Jimenez em 1956. Projetado pelos arquitetos Pedro Neuberger , Dirk Bornhorst e Jorge Romero Gutiérrez para ser um edifício magnífico, diferente de tudo que já foi visto. Na época seria um símbolo da prosperidade no país. Um projeto moderno e muito ambicioso, com hotel, parques, clubes e milhares de lojas.

Seria o primeiro shopping center drive-thru do mundo, com rampas que levariam os carros a mais de 300 lojas planejadas especificamente para o projeto. 
O prédio poderia ser visto de qualquer lugar da capital, visto que foi construído em uma colina.

O presidente Marcos Pérez Jiménez foi deposto em 1958, o que fez com que o projeto ficasse sem rumo.
Foi muitas vezes usado como lugar de refúgio para desabrigados e até tentaram fazer um centro cultural, mas aparentemente nada dava muito certo.
Durante muitos anos o projeto permaneceu parado, até que foi finalmente descontinuado. Após alguns anos o governo começou a transferir algumas agências importantes para o local, entre elas está a SEBIN(Serviço Boliviano de Inteligência).

Hoje, o Helicóide é a sede da agência SEBIN, onde presos políticos e criminosos dizem ter sofrido todos os tipos de torturas.
Entre as mais de 3 mil pessoas que foram presas durante os protestos no país contra o presidente Nicolás Maduro, estava Rosmit Mantilha, que foi preso em maio de 2014, um ativista politico e defensor dos direitos LGBT. Passou dois anos e meio na prisão e diz que sentia medo o tempo todo. 
Durante a sua prisão, ele se elegeu deputado federal na Assembleia Nacional da Venezuela, e tornou-se o primeiro parlamentar assumidamente gay no país.

O país estava um caos, protestos por todos os lados, gente sendo presa por qualquer motivo, escassez de comida, produtos básicos de higiene, medicamentos em falta, serviços públicos parando de funcionar. Ônibus chegavam lotados de prisioneiros todos os dias.
O ex-agente penitenciário disse à BBC Mundo: "Ao prender muitas pessoas, o objetivo era disseminar medo na população".
Pessoas que trabalharam lá afirmam que o local era assombroso, salas comerciais que foram improvisadas em celas. Qualquer lugar onde "coubesse pessoas" seria transformado em celas, inclusive as escadas.

Existia um antigo depósito de documentos que era usado como cela com cerca de 12m²,  abrigando cerca de 50 presos, onde não havia luz, água, sanitários ou simplesmente camas. "As paredes eram manchadas de sangue e excremento.
As vezes os presos passavam semanas sem tomar banho, urinando em garrafas e defecando em sacolas."

Foram relatados todos os tipos de torturas no local, choques elétricos, pessoas sendo amarradas e suspensas por seus punhos, pessoas sendo vendadas(obrigadas a ficar sem enxergar por dias até perder a consciência), pessoas que foram ameaçadas constantemente com armas em suas cabeças e até casos de estupros.


Fonte: BBC
Quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, abaixo segue o link para uma reportagem completa da BBC.
https://el-helicoide.pilots.bbcconnectedstudio.co.uk/pt/index.html