Castelo de Neuschwanstein - Alemanha






A ideia da construção do castelo veio de Luís II da Baviera, no século XIX, que foi inspirado na obra de um grande amigo, Richard Wagner, um grande compositor da época. O castelo serve de inspiração para grandes contos da Disney e é um dos lugares mais fotografados da Alemanha e um grande ponto turístico. Luís II expressou a sua vontade de construir o castelo em uma carta enviada a Richard, em 31 de Maio de 1868;
"É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (...) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo."


No lugar de um arquiteto desenhar o projeto do Castelo de Neuschwanstein, ele foi totalmente desenhado por Christian Jank, um pintor que costumava desenhar cenários teatrais. Luís II foi bastante ambicioso em seu projeto, um verdadeiro castelo de contos de fadas.
O castelo foi construído em um penhasco nos Alpes, um lugar extremamente perigoso, mas muito imponente.



Toda a construção, incluindo a decoração do castelo foi totalmente pensada por Luís II, a Casa dos Cavaleiros, as Torres, A Cidadela, todas as salas no interior, cozinha, oratório, alojamentos para os criados, sala de jantar, A Sala do Trono, a sua própria suíte, o Hall dos Cantores e até mesmo a gruta, tudo foi extremamente pensado e "orquestrado" por ele. 
O local é repleto de homenagens inspiradas no Cavaleiro Cisne.
Na Sala do Trono existe um candeeiro incrustado de pedras preciosas, os doze apóstolos pintados na parede que rodeia o pedestal do trono e Jesus atrás do pedestal. O Hall dos Cantores foi um presente do Rei para o amigo Wagner, um lugar privilegiado para suas apresentações de teatro, mas infelizmente Luís morreu antes mesmo de assistir uma das apresentações em seu próprio castelo.



O Castelo de Neuschwanstein só tem a aparência mesmo de medieval, porque foi construído com a melhor tecnologia da época, com eletricidade, ventilação, aquecimento e várias outras coisas. Luís II foi um dos precursores da introdução da eletricidade na Baviera.

Em 1886, quando o castelo estava próximo de ser concluído o Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado liderada pelo Dr.Von Gudden e lá mesmo ele foi aprisionado. O Rei ficou bem descontrolado e foi levado para Berg, sendo encontrado no dia 13 de Junho de 1886, afogado nas águas do Lago Starnberger, juntamente com o seu psiquiatra Von Gudden. Até hoje não se sabe o que de fato aconteceu naquele dia. Luís II morreu antes mesmo de finalizar toda a construção e decoração do castelo.
 Lago Starnberger


Curiosidades do Castelo

-Luís II da Baviera colocou todo o seu patrimônio na construção do castelo, gerenciando todo o trabalho de perto. Porém, morou por pouco tempo no local.

-O castelo pode ser considerado como um monumento dedicado a Richard Wagner, o qual Luís II da Baviera admirava muito. Muitas das suas salas são inspiradas em óperas do compositor alemão.

-O complexo do castelo estende-se por 6000 metros quadrados articulados em quatro andares e várias torres, com uma altura que atinge 80 metros.

-Uma das salas do castelo reproduz, de maneira muito realista, uma gruta com muitas estalactites e estalagmites, a qual possuiu uma cascata durante o reinado de Luís II.

-Luís II, receando os danos, ordenou ao curador do castelo que interditasse as visitas dos curiosos após a sua morte. Poucas semanas depois da morte do soberano, o castelo abriu as suas portas aos visitantes. É atualmente um dos lugares mais visitados e o local mais fotografado da Alemanha em qualquer estação do ano, o maior ponto turístico do país.

**O nome Neuschwanstein é uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.**

**Lohengrin é um personagem do Ciclo Arturiano. Filho de Perceval, é um cavaleiros da Távola Redonda enviado em um barco guiado por cisnes para resgatar a dama que nunca pode perguntar pela sua identidade. Sua história é uma versão da lenda do Cavaleiro do Cisne.**