As maravilhas do mundo: As Cabeças da Ilha de Páscoa - Moais






Ao todo são mais de 887 estátuas espalhadas pela Ilha de Páscoa(Moais), no Chile. Foram construídas entre 1250 e 1500 pelo povo Rapanui(nativos da ilha), e até hoje não se sabe o real significado das estátuas. A teoria mais convincente é que os Moais foram erguidos pelos primeiros habitantes da ilha(os Rapanui), como uma homenagem aos mortos, os ancestrais. De alguma forma as estátuas serviam de proteção aos moradores.
São aproximadamente 250 estatuas de costas para o mar, todas "olhando" para a ilha onde ficavam as antigas aldeias.


As estátuas podem ser dividas em três categorias:

1.Existem Moais com olhos e pálpebras entalhados, com uma espécie de chapéu(Pukao), completamente feito de pedra vulcânica e com uma tonalidade avermelhada. Elas chegam a pesar 12 toneladas.

2. Os Moais que foram erguidos aos pés do vulcão "Rano Raraku" não possuem as pálpebras e nem chapéu pukao.

Estão cobertas de inscrições na língua Rongorongo e vários desenhos, símbolos. A linguagem é de difícil compreensão e até agora não foi decodificada e também não se sabe porque as diferenças.

3.São as mais famosas, as "tukuturi", possuem pernas e estão sentadas sobre as panturrilhas com braços descansados ao lado do corpo. Algumas estão com um tipo de penteado utilizado por algumas tribos. Aparentemente representa uma divisão de classes. A maioria mede 4,5 e 6 metros de comprimento e pesam de 1 a 27 toneladas. A maior delas tem mais de 20 metros de altura.

A Ilha de Páscoa é um dos lugares habitados mais isolados do mundo.



Curiosidades:

*O Ahu Tongariki é a maior das plataformas existentes, com 200 metros de comprimento e 15 Moais sobre a mesma. Foi restaurada entre 1996 e 1997.

*Todas as estátuas foram derrubadas de suas plataformas no século XVII. A partir de 1956 algumas delas foram restauradas.


*Existe  uma estátua inacabada de 21 metros.


*Em 1929 os habitantes da ilha deram ao presidente Carlos Ibáñez del Campo um Moai, mas o presidente negou, pois reza a lenda que um conselheiro lhe advertiu que dava má sorte. O.o


*Em 1988, a Ilha de Páscoa no Pacífico Sul estava à procura de um guindaste. Tudo o que é necessário, explicou o governador, era "apenas um guindaste para retornar as estátuas Moai à sua posição vertical." A maior destas estátuas pesava mais de 80 toneladas. A empresa japonesa TADANO pioneira na construção de guindastes, imediatamente ofereceu seus serviços, juntamente com um guindaste TR-500EX (capacidade de suspensão de 50 ton). Em maio de 1995, 15 estátuas moai estavam de pé mais uma vez no ahu (pedestal) Tongariki, assim como eles estiveram durante séculos. O TR-500EX foi doado à Ilha de Páscoa como presente da TADANO.

O custo do projeto, incluído o guindaste, foi de 180 milhões de ienes



Provavelmente existe uma crença bem maior nessa história, talvez os monumentos são mesmo uma espécie de proteção para os habitantes, como se "os ancestrais observassem a ilha através dos monumentos".  Mas infelizmente, existem muitas coisas que ainda não podemos explicar.


Veja também:  As Maravilhas do mundo: O Coliseu - Roma
Veja também:  Curiosidade do dia: A cidade mais fria do mundo - Oymyakon, Rússia.  👀