Mulheres na história: Indira Gandhi





Indira Priyadarshini Gandhi nasceu no dia 19 de novembro de 1917, em Allahabad, Índia.
Quando ainda era uma menina fundou uma instituição para ajudar outras crianças. Após a morte de sua mãe em 1936, Indira fortaleceu os laços com o seu pai. Filha única de Jawaharlal Nehru, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano.
Uma mulher bastante à frente de seu tempo, vivendo e fazendo história em uma sociedade patriarcal, completamente comandada por homens.
Estudou em escolas de primeira linha, estudou nas universidades de Visva-Bharati(Índia) e em Oxford.
Membro de uma poderosa família na Índia, Indira começou a sua carreira ajudando o seu pai, Nehru, primeiro-ministro. Começou na política em 1939, quando filiou-se ao Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como grandes líderes o seu pai e Mahatma Gandhi.
Casou-se com o jornalista e político, Feroze Gandhi em 1942, com quem teve dois filhos. Tornou-se uma ativista, lutou ativamente pela Independência do país e chegou a ficar presa por pouco mais de um ano.

Indira passou a trabalhar como assessora para seu pai e sempre o acompanhava em viagens oficiais, teve a oportunidade de conhecer de perto os mais importantes políticos da sua época.
Em 1955, foi eleita  para o Comitê de Trabalho Nacional e logo assumiu a presidência do Partido do Congresso entre 1959 e 1960.

Em 1964, após a morte de Nehru, Lal Bahadur Shastri, se tornou o primeiro-ministro. No mesmo ano,  Shastri a nomeou Ministra da Informação e das Comunicações, chegando a ocupar vários outros cargos ao mesmo tempo.
Após a morte prematura de Shastri, em 1966, Indira Gandhi foi eleita primeira-ministra pelo Partido do Congresso e conduziu o Partido para várias e várias vitórias. A sua gestão foi marcada por muitas polêmicas e conflitos dentro do próprio partido.
Durante todos os anos de sua gestão houve muita violência, laços foram rompidos e muitos conflitos entre religiosos.

Em 1975, Indira foi acusada Pelo Supremo Tribunal de Allabahad de utilizar práticas ilegais nas eleições, ordenando que ela perdesse o assento no Parlamento e que fosse proibida de se candidatar por seis anos.

Quando percebeu que a sua permanência no cargo estava abalada, passou a governar como em uma ditadura, logo decretou estado de emergência, censurou as liberdades individuais, perseguiu a oposição, prendeu os líderes da oposição, os meios de comunicação e os jornais da oposição foram cortados. Todas essas mudanças não agradaram  nada a população e foi isso que a conduziu a derrota em 1977, quando perdeu as eleições. Indira só voltou ao poder em 1980 com seu novo partido.

Em junho de 1984, um grupo extremista ameaçou o país e Indira na tentativa de acabar com a revolta e os conflitos dos Sikh no Punjab, ordenou que o exército invadissem  o santuário sagrado dos Sikhs, em Amritsar(Templo de ouro)e erradicasse de vez a resistência militar. A operação resultou na morte de centenas de pessoas da comunidade Sikh.




A operação acabou sendo um "sucesso", o que fez a popularidade de Indira disparar, mas algumas pessoas revoltaram-se com o massacre dos civis Sikhs. Como vingança, no dia 31 de outubro de 1984, dois sikhs(Beant Singh e Satwant Singh), membros de sua guarda pessoal, assassinaram Indira com 30 tiros, em sua própria casa.

Indira teve dois filhos, Sanjay e Rajiv, os dois eram políticos. Sanjay morreu em um acidente aéreo(provavelmente foi orquestrado), em 1980. Rajiv Gandhi, se tornou o sucessor de sua mãe, assumiu o cargo de primeiro-ministro e infelizmente teve o mesmo fim que ela. Rajiv, foi assassinado por militantes em 1991.

Indira Gandhi parece que previu a própria morte, num discurso na noite em que morreu, disse:
"Não me importa se perco a vida ao serviço da nação. Se morrer hoje, cada gota de meu sangue revigorará a nação"



**Ps: Indira Gandhi não possui nenhum parentesco com Mahatma Gandhi, apesar do nome.**

Fontes:
Infoescola
Infopédia
ebiografia