Mitologia: Cronos





Cronos vem da primeira geração de titãs, filho de Gaia, a Terra e Urano, o Céu. Relacionado a agricultura e ao tempo. Era o mais jovem dos filhos, sendo o único corajoso o suficiente para ajudar a sua mãe a se livrar de seu pai(Urano), um tirano que odiava seus próprios filhos e os aprisionava no Tártaro, no submundo da Terra. 

Cronos assume a liderança na revolta contra seu pai, e a pedido de sua mãe, ele castra o seu pai e corta-o em pedaços com uma foice dada por ela. Sabe-se que do sangue de Urano que caiu sobre a Terra, nasceram outras divindades. Cronos assume o trono logo em seguida.

Ele casou-se com sua irmã Reia e teve seis filhos: três mulheres, Deméter, Hera e Héstia e três homens, Hades, Poseidon e Zeus.
Cronos temia por uma profecia que também seria destronado por seu próprio filho e assim passou a devorar seus filhos. Graças a Gaia, um único filho(Zeus) conseguiu sobreviver ao titã, ela conseguiu enrolar uma pedra em um pano e dar para Cronos comer, que engoliu sem perceber a farsa.
Reia escondeu Zeus numa caverna dos Montes Dícti, em Creta e foi criado por Gaia(em uma das versões).
Ao crescer, Zeus resolveu retornar para a vingança e para isso pediu ajuda para Métis(Deusa da prudência) e para o titã Oceano. 
Métis deu a Cronos uma poção mágica, que o fez regurgitar todos os filhos que havia devorado.
Então Zeus tornou-se senhor do céu e a divindade suprema da 3ªgeração de deuses da mitologia grega.
Cronos acabou aprisionado no submundo.

**Ps: existem várias outras versões a respeito do local onde Zeus permaneceu até ficar adulto e sobre o destino do Cronos.**


-Veja também: Mitologia -  Kraken 👀
-Veja também: Mitologia - Ah Puch👀