Lendas: O Holandês Voador







O Holandês Voador é um lendário navio fantasma holandês. Reza a lenda que ele vagará pelos mares até o fim dos tempos e nunca poderá ancorar.
A versão mais antiga da história vem do século 17. Alguns relatos afirmam que o navio possui uma luz fantasmagórica, aparecendo repentinamente na escuridão através de um nevoeiro, quase que flutuando e depois desaparece, juntamente com as pessoas que o avistaram. O avistamento do navio é com certeza um sinal de desgraça, má sorte, coisa ruim tá chegando. 



Em antigos documentos guardados foi encontrado o registro de um navio real que saiu de Amsterdã, seu capitão era Hendrick Van Decken em 1680. Sabe-se que o capitão do navio insistiu em enfrentar uma tempestade no Cabo da Boa Esperança e nunca mais foi visto. Reza a lenda que ele foi amaldiçoado por alguma divindade, num momento de fúria durante a tempestade o capitão teria murmurado ofensas aos deuses. 



E apesar da maioria acreditar que o Holandês Voador é apenas uma lenda, há relatos de pessoas confiáveis que avistaram o navio-fantasma ao longo dos anos:

- Durante a Segunda Guerra Mundial, Karl Donitz, um oficial alemão de alto escalão da marinha alemã, comandante geral da frota de submarinos, reportou a seu chefe Hitler, que sua tripulação não ia participar da batalha em Suez, pois havia avistado o tal "Holandês Voador", e isso era um sinal de fracasso naval, algo de muito ruim iria acontecer. Esse episódio aqui realmente aconteceu.

- Em 1939, 100 nadadores que descansavam na Baía Falsa, África do Sul, relataram o avistamento do Holandês Voador numa velocidade absurda.



- O futuro rei da Inglaterra George V e a sua tripulação de 12 homens em seu navio, o HMS Bachante, avistaram o Holandês Voador navegando contra o vendo e foi descrito em detalhes no diário de bordo, no dia 11 de julho de 1881.


- Em 1959, a tripulação do navio cargueiro Staat Magelhaen viu um valeiro aparecer repentinamente em uma rota de colisão, quando os dois navios estavam prestes a bater, o navio-fantasma desapareceu na escuridão.

Existem vários relatos, vários mesmo e até hoje o Navio-Fantasma é visto nos mares através de radares e outras tecnologias, quase sempre as 3 da manhã e acompanhado de uma enorme tempestade. 👻

Veja também:  Lendas Urbanas: O portão do meio em Ikego
 

Fonte: tokdehistoria.com.br