Dia Internacional da Mulher: Mulheres Históricas





O que não faltam são mulheres fortes e independentes no decorrer da História, por isso hoje, no dia delas (e nosso também, por que não? Afinal, pra quem ainda não sabe, são duas mulheres na administração deste blog) separamos alguns exemplos para vocês:

Marie Curie (Varsóvia, 1867-1934) foi uma cientista polonesa de naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade.  Foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris.  Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris.


Hipátia (Alexandria, aproximadamente em 351/370 – 8 de março de 415) foi uma filósofa neoplatônica grega do Egito Romano. Foi a primeira mulher matemática da história. Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia.

Nise da Silveira (1905-1999) foi uma renomada médica psiquiatra brasileira. Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Nise ainda foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação de pacientes com animais.

Aretha Louise Franklin (1942 - 2018) foi uma grande cantora e compositora norte-americana de gospel, soul e R&B que se tornou um ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos. Em 3 de janeiro de 1987, tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame and Museum. Foi a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, recebendo vinte e um prêmios. Aretha recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1979.
Recebeu uma medalha do Kennedy Center, uma das instituições mais prestigiadas de arte do país. Em 2005, foi condecorada pelo Presidente George W.Bush, com a Medalha Presidencial da Liberdade por "seus serviços aos Estados Unidos".


Simone de Beauvoir (1908-1986), foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. Embora não se considerasse uma filósofa, De Beauvoir teve uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na teoria feminista.
De Beauvoir escreveu romances, ensaios, biografias, autobiografia e monografias sobre filosofia, política e questões sociais. Ela é conhecida por seu tratado O Segundo Sexo (1949), uma análise detalhada da opressão das mulheres e um tratado fundamental do feminismo contemporâneo, além de seus romances A Convidada e Os Mandarins. 


Valentina Tereshkova (6 de março de 1937) é a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok VI.
Transformada em heroína nacional após o sucesso de sua missão, condecorada por líderes soviéticos, russos e estrangeiros de várias gerações, nos anos seguintes se tornou proeminente na sociedade e na política do país, primeiro na União Soviética e depois na Rússia. Até os dias atuais, é a única mulher a ter feito um voo solo ao espaço.