Curiosidade do dia: O que foi o Projeto Biosfera ?





Foi um experimento realizado no ano de 1986 em Arizona, nos Estados Unidos. 
O objetivo do projeto era tenta recriar o ambiente natural da Terra artificialmente dentro de uma redoma de vidro e aço, construída especialmente para o projeto. O Biosfera 2 é um ecossistema artificial localizado no Deserto do Arizona.

Para o projeto foram recrutados 8 pesquisidores, especialmente treinados e aptos para a tarefa. Os membros conviveriam com outras espécies, de forma isolada do mundo exterior, completamente auto-suficiente.
Seriam estudados os problemas que poderiam surgir com humanos em ambientes fechados e as condições da Biosfera "natural". Os cientistas teriam que produzir sua própria alimentação e reciclar sua água e ar para consumo.

Para o projeto foram necessários uma área de 12 mil metros quadrados do Arizona e 3.800 espécies(Animais e Vegetais) para serem inseridas no domo.
Também foram recriados artificialmente os biomas: Floresta tropical úmida, um "oceano", com 4.000.000 litros de água, deserto, pantanal e savana.
Além disso, existia a área só para a sobrevivência dos participantes, e lá eles teriam que produzir tudo para o seu sustento.

Os pesquisadores e tripulantes do projeto:
A primeira equipe era composta por 4 mulheres e 4 homens e conseguiram permanecer no domo por dois anos inteiros, foram substituídos logo em seguida pela equipe 2: composta por 7 membros, cinco homens e 2 mulheres.

Infelizmente o projeto Biosfera 2 falhou, pois a responsabilidade dos membros era imensa. Eles tinham que cuidar de todo o complexo tecnológico e cuidar deles mesmos. O ar presente no domo se tornou um grande problema, o oxigênio caía constantemente, um risco para a sobrevivência.
As plantações começaram a ser atacadas por pragas. A riqueza do solo da Biosfera 2 levou à proliferação de microrganismos, e esses consumiam praticamente todo o oxigênio do domo.  A luz que passava pelo domo não garantia a fotossíntese das plantas, o que não gerava oxigênio suficiente para todas as especies existentes ali, para os animais e muito menos para os humanos.
As espécies responsáveis pela polonização foram uma das primeiras a morrer, o que impossibilitou de imediato a reprodução de algumas plantas. De 25 espécies originais de animais utilizadas no projeto, apenas 6 sobreviveram.
Hoje o domo utilizado para o projeto tornou-se um grande ponto turístico e continua sendo utilizado como local de estudos e testes.