A local está localizado na mina de Naica e tem cerca de 300 metros de profundidade. A caverna é completamente tomada por cristais gigantescos de selenite, lá foram encontrados alguns dos maiores cristais do mundo.
A mina de Naica se encontra exatamente numa falha por cima de uma câmara de magma, o que proporciona as devidas condições necessárias para a formação perfeita dos cristais.
O calor que o magma gera aquece a água que se encontra presa nas câmaras. As câmaras ficam submersas e cheias de minerais e durante aproximadamente 500 mil anos, as águas ficaram em uma temperatura estável de 50ºC, permitindo assim, a formação dos cristais que foram crescendo mais e mais ao longo dos anos.
A descoberta veio em 1910, quando trabalhadores da mina Naica descobriram uma câmara(A caverna das Espadas) bem abaixo do local onde estavam. No local foram encontrados lindos cristais de aproximadamente 1 metro de comprimento em forma de espada. Aparentemente os cristais foram interrompidos e não tiveram tempo suficiente para de desenvolverem. A descoberta da câmara principal, onde estão os cristais gigantes só veio em 2000, quando trabalhadores locais tentavam escavar um túnel. O local tem formato de U e seu solo de calcário está completamente coberto de cristais que chegam até 11 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro.
A exploração nas cavernas é praticamente impossível, exige um trabalho muito cuidadoso, pois o local é completamente tomado por perigos, além dos cristais afiadíssimos ainda tem a temperatura. Sem os equipamentos específicos ninguém pode passar mais de 10 minutos no local. É certo que existem outras câmaras no mesmo local, mas infelizmente é um risco tentar explorar o local e acabar destruindo os cristais milenares. Na época das pesquisas na caverna também foram encontrados micróbios adormecidos nos cristais. Cientistas acreditam que esses organismos ficaram protegidos nos cristais de 10 mil a 50 mil anos.
Veja também: O Buraco Azul de Belize 👀
Veja também: O lago mais radioativo da Terra 👀