Cinco obras cinematográficas para contemplar o trabalho e a vida de Van Gogh





1. Van Gogh (1948)

Falar sobre obras cinematográficas que tratam da vida de Van Gogh e não mencionar esse curta chega a ser uma ofensa, o negócio foi tão bom que acabou garantindo ao seu diretor (Alain Resnais) o Oscar de Melhor Curta-Metragem na época, também não poderia ser diferente... Representar (e muito bem, diga-se de passagem) um artista cuja marca registrada são as cores extremamente vivas em um curta monocromático não é pra qualquer um.

2. Lust for Life (1957)

Não poderia faltar um clássico nessa lista, esse filme foi o primeiro em cores sobre o tema e teve atuação de Kirk Douglas (pra quem não sabe, por muitos ele é considerado um dos melhores atores na história do cinema). Sempre considero essa belezura como uma ótima introdução à vida de Vincent, ainda mais pra quem dispensa filmes monocromáticos como o exemplo acima.

3. Van Gogh: Painted with Words (2010)

Com Benedict Cumberbatch (meu ator favorito - deve ser por isso que também é, para mim, a melhor representação do artista) no papel de Van Gogh, esse é um documentário/drama produzido pela BBC, dirigido por Andrew Hutton e apresentado por Alan Yentob. A sacada dessa obra é que ela foi elaborada pra ser totalmente fiel à trajetória de vida dele, todos os diálogos que rolam foram tirados de cartas trocadas entre Vincent e seu irmão, Theo. Ou seja, pode-se dizer que é a história do artista contada por ele mesmo.

4. Loving Vincent (2017)

Acho que atualmente essa é a obra mais conhecida (e também a queridinha) sobre a vida dele, facilmente encontrada na Netflix (disponibilizei o link no próprio título, só dar uma clicadinha).
É o primeiro filme em animação feito totalmente com pinturas à óleo, tendo como base centenas de obras do maravilhoso. Foi preciso uma equipe de 125 artistas e cada um dos 65.000 quadros do filme é uma pintura usando a mesma técnica de Van Gogh.

5. At Eternity's Gate (2018)

Dessa vez, com direção de Julian Schnabel e Willem Dafoe (esse que recebeu até prêmio em Veneza e indicação ao Oscar pela atuação esplendorosa) no papel principal, At Eternity's Gate é o filme mais recente (que eu tenho conhecimento) sobre a vida de Vincent. Nos emerge numa perspectiva diferente de tudo o que já vimos nos outros filmes e documentários, pairando no fim o questionamento sobre qual foi, afinal, a causa de sua morte dele. Achei bem interessante esse outro ponto de vista, é provável que nunca consigamos obter uma certeza absoluta sobre qual foi realmente a causa, e talvez seja mesmo a inconformidade por conta dessa dúvida, que todos os anos desperte por aí novas teorias sobre isso. Devido ao fato do filme ser muito recente, não consegui encontrar um link do filme para disponibilizar à vocês, mas pra quem quiser assistir: ele está em exibição no cinema brasileiro atualmente.

Bônus:
** Van Gogh Shadow - Curta em 3D.
** Van Gogh on Dark Water - Técnica de pintura.