As maravilhas do mundo: Taj Mahal






O Taj Mahal é um mausoléu que fica localizado em Agra, na índia. O imperador Shah Jahan, mandou que construíssem o monumento para honrar a memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, que morreu após dar à luz ao seu 14º filho. O Taj Mahal foi construído sobre seu túmulo e, é considerado o monumento mais conhecido do país.

O monumento é conhecido como a maior prova de amor do mundo, com várias inscrições retiradas do Alcorão (O livro sagrado do Islã) , decorado com inúmeras pedras preciosas e cercado por duas mesquitas e quatro torres. A cúpula é totalmente costurada com fios de ouro.

O imperador Shah Jahan era conhecido pela sua riqueza, um homem com recursos praticamente ilimitados. Chegou a construir outros monumentos, como os palácios e jardins de Shalimar em Lahore, também em homenagem a sua esposa.

Aryumand teve 14 filhos, falecendo no seu último parto. O imperador ficou completamente desolado com a sua morte e iniciou logo em seguida a construção do monumento. O lugar é repleto de romantismo, uma das obras mais impecáveis feita pelas mãos do homem.

Diz a lenda que logo após o término da construção o imperador ficou muito doente e passou a viver exilado no forte de Agra. Ele passou o resto dos seus dias olhando pela janela o Taj Mahal, onde a sua esposa estava enterrada.
Após a sua morte em 1666, ele foi sepultado no mausoléu ao lado da esposa, gerando a única ruptura da simetria perfeita do monumento.

O filho de Xá Jahan era um homem bom e evitava gastos desnecessários com ostentação. Preferiu sepultar seu pai ao lado da Esposa ao invés de construir um outro mausoléu só para seu pai. Com o passar dos anos o monumento foi se deteriorando naturalmente, além de ter sido saqueado e depredado por centenas de pessoas. No decorrer dos anos o Taj Mahal inspirou a mente de muitos viajantes, escritores e de muitas outras pessoas ao longo do tempo
.
"Apesar dos seus adornos severos, puramente geométricos, o Taj Mahal flutua. Na cúpula, a imensa cúpula, há algo levemente excessivo, algo que todo o mundo sente, algo doloroso. Documenta a mesma irrealidade. Porque a cor branca não é real, não pesa, não é sólida. Falso abaixo do Sol, falso na claridade da Lua, espécie de pez prateado construído pelo homem com uma ternura nervosa. ”

“O Taj Mahal parece a encarnação de todas as coisas puras, de todas as coisas sagradas e de todas as coisas infelizes. Este é o mistério de edifício. Uma lágrima no limiar dos tempos"
Em 1993, foi eleito como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e se transformou em um dos maiores pontos turísticos do mundo.
Reza a lenda que o Imperador era um tirano, que matava, desmembrava ou mutilava seus trabalhadores. Que tinha à sua disposição os melhores arquitetos, decoradores e artesãos. Dizem que ao final das obras ele cegava e cortava as mãos dos trabalhadores para que nunca mais voltassem a construir algo tão grandioso como o Taj Mahal, ele deveria ser único. Ninguém sabe ao certo se tudo isso é verdade, mas era "comum" esse tipo de coisa na época.