As maravilhas do mundo: O Coliseu - Roma





Um dos mais belos monumentos históricos do mundo, localizado no centro da cidade de Roma, Itália. O nome original do Coliseu era Anfiteatro Flávio ou Flaviano, pois foi construído no reinado dos imperadores da Dinastia Flaviana, logo após o governo do Imperador Nero. 

O que é o Coliseu?
É um anfiteatro, especificamente uma arena oval, rodeadas de degraus a céu aberto, construído em mármore, ladrilho, pedra travertina, concreto e pedra calcária e é o maior já construído desde então. 

O monumento começou a ser construído entre 70 e 90 d.C., em uma área localizada no fundo de um vale entre as colinas de Célio, Esquilino e Platino.
Foi iniciado pelo imperador Vespasiano e mais tarde foi inaugurado por Tito, por volta de 79 a 81 d.C.
O imperador na época decidiu dar uma melhoria de vida aos cidadãos da cidade e trazer um pouco lazer e atrações para o local, o que ficou conhecido como a política de "pão e circo". Há dúvidas em relação as verdadeiras intenções a respeito dos monumentos pela cidade, uns dizem que foi um gesto de afeto pelo povo, uma forma de agradar e outros dizem que só foi para mostrar o seu "poder".

Inicialmente projetado para comportar no seu interior cerca de 50 mil espectadores, divididos em três andares.
O monumento passou por uma reforma durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, foi completamente ampliado com um quarto andar, agora abrigando cerca de 90 mil espectadores. O Coliseu só foi realmente concluído por volta de 81 a 96 d.C., no reinado de Domiciano, irmão mais novo de Tito e filho de Vespasiano.

No local foi construído uma arena gigantesca para espetáculos de gladiadores, execuções e qualquer tipo de entretenimentos para o público em geral. Mais tarde como um projeto auxiliar foram construídos outros edifícios de apoio, inclusive uma escola para o treinamento de gladiadores e as Termas de Tito(casas de banho públicas).

A Inauguração : Os primeiros 100 dias de jogos
O governo do Imperador Tito foi turbulento, incluindo erupções de vulcão, incêndio, pestes e vários outros desastres . A população que se encontrava extremamente abalada com a situação, precisava de algum conforto e foi na mesma época que o imperador resolveu comemorar a finalização da construção e inaugurar o Coliseu. Inicialmente foram 100 dias de jogos, cheios de combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, caçadas e várias outros tipos de "divertimentos", todos divididos por horários.

Resumo de algumas atrações -
Batalhas de gladiadores: A única coisa que os vencedores(gladiadores/escravos) recebiam no final das partidas era um "prêmio em dinheiro", na maioria das vezes doações da própria plateia.

Lutas de animais: Era costume caçar animais selvagens importados da África. Centenas de animais incluindo, leões, rinocerontes, elefantes, crocodilos, leopardos, hipopótamos e etc...

Batalhas Navais: Ao que parece até isso conseguiram fazer dentro do Coliseu, ele era inundado por dutos subterrâneos que traziam água de longe.

No local também acontecia a recriação de cenas naturais do mundo, pintores, arquitetos e outros trabalhadores construíam simulações de florestas com centenas de árvores e arbustos reais plantados no chão da arena. Animais também eram introduzidos no local, conseguiam criar uma "selva" para entretenimento do público. Ao que parece nada era impossível de se fazer.

O Coliseu funcionou até o século XI, mas foram proibidos os jogos com mortes humanas desde 404.
Durante o decorrer dos anos ele sofreu com vários desastres naturais, passou por diversas restaurações em diversos reinados, mas perdeu muito da sua forma original.
"O Coliseu é mundialmente conhecido como o maior símbolo da cidade de Roma, e um dos melhores exemplos da engenharia e da arquitetura romana."






Explicação de fonte externa para um melhor entendimento.

** Pão e Circo: Até metade do século XX, pesquisadores e historiadores acreditavam que essa política havia sido criada como uma medida de manipulação de massas, onde a aristocracia incentivava a plebe de certa forma ficar desinteressada em política e dar atenção somente para prazeres como a comida, através do pão, e o divertimento, retratado pelo circo.

No entanto, tal visão pode ser considerada elitista e inverossímil, pois os historiadores ao estudar tal assunto se prendiam muito a documentos produzidos pela aristocracia romana, os quais tinham uma visão pejorativa da plebe. Desse modo, a partir da segunda metade do século XX alguns historiadores e arqueólogos começaram a buscar e descobrir mais informações sobre tal camada e a real influência do pão e circo sobre a plebe.**