Primeiramente gostaria de dizer que não sou especialista em nada, só estou "repassando" filmes que não foram tempo perdido, filmes que eu gostei de ter assistido e que para mim fazem algum sentido. Falando de uma maneira bem informal, só a opinião de uma simples "mortal" 👍
Anon é um filme de ficção científica, coisa que sou muito suspeita para falar. Adoro qualquer filme nesse gênero e principalmente nessa pegada de Anon, que muitas vezes parece até um jogo.
O filme se passa em um futuro onde todas as pessoas são monitoradas 24hrs por dia através do seu próprio olho. Um mundo onde não existe privacidade, todas as suas atividades diárias, suas lembranças são armazenadas em um servidor que fica a disposição da "polícia".
Um lugar onde tudo que está conectado pode ser visto e assim acessado remotamente(ou hackeado).
No que toda essa tecnologia facilita no dia a dia, também fica mais fácil para o trabalho dos hackers, onde qualquer um com certas habilidades consegue te rastrear e acessar todas as suas lembranças, toda a sua vida em questão de segundos pode ir parar nas mãos de um inimigo. Um futuro onde você pode ser simplesmente deletado num simples piscar de olhos.
O filme gira em torno do detetive Sal Frieland(Clive Owen) e a sua busca por um serial killer totalmente desconhecido pelo sistema.
Um assassino que não se pode rastrear, que consegue apagar todos os seus rastros e consegue manipular as lembranças de qualquer um, literalmente um fantasma.
No geral, é um bom filme, mas infelizmente você não consegue "criar laços" com os personagens, pois não se sabe nada deles, seu passado, sua história, suas motivações e porque de tudo aquilo está acontecendo, até os diálogos são superficiais(pessoas muito frias).
Mas a frieza das pessoas pode ser justificada pela "época" em que o filme se passa, um mundo com tanta tecnologia que as pessoas acabam se distanciando, tudo esta num simples clique, as necessidades são diferentes.
A parte da história dos personagens não foi explorada e deixou a desejar. Eu senti que me jogaram o filme no colo e foram embora sem dizer absolutamente nada. Anon nos faz perceber como a tecnologia pode ser sua amiga e ao mesmo tempo pode destruir tudo. Como as informações podem ser perigosas em mãos erradas.