Mitologia: Ragnarök - O confronto final





Ragnarök representa o fim dos tempos na mitologia nórdica, uma série de eventos que conduziriam ao fim do mundo. O destino estaria selado, o que daria início a última batalha dos deuses contra os seus eternos inimigos. Até hoje não se sabe quem influenciou quem na história.
O pagão influenciou o cristão ou o cristão influenciou o pagão? O que podemos afirmar é que em cada religião ou cultura existe o seu "fim do mundo", o Apocalipse, O fim dos dias, o Dia do Juízo.

O Ragnarök começa com várias catástrofes naturais, até chegar no Fimbulvetr (um inverno muito longo e devastador), duraria três anos seguidos, sem sol, sem verão, sem luz, onde a escuridão reinaria. Em seguida, os deuses irão batalhar contra os gigantes nascidos do Caos(da antiguidade). Uma batalha sangrenta, onde resultaria na morte de quase todos os deuses(Odin, Thor, Loki...). No final da batalha o resultado seria um incêndio que devastaria a Terra, e tudo seria coberto pelo mar.

Referências ao Ragnarök, no poema da Edda poética, Völuspá(A Profecia da Vidente).
No poema, uma vidente recita para Odin:
Sacia-se no sangue da vida dos homens predestinados,
pinta as casas dos poderes de vermelho, com sangue carmesim.
Os raios solares tornam-se negros nos verões que se seguem,
todos os climas ficam traiçoeiros.
Ainda quer saber? E o quê?

Völva descreve o estado da humanidade:
Irmãos lutarão e matarão uns aos outros, os filhos das irmãs sujarão o parentesco.
Isso é duro no mundo, prostituição corrente.
Uma era de machado, uma era de espada (e o sol surge)
— escudos são despedaçados —
uma era de vento, uma era de lobo —
antes que o mundo vá precipitadamente.
Nenhum homem terá misericórdia para com o outro.

A vidente continua recitando:
Jötunheimr, a terra dos jötnar(raça mitológica, sobre-humana), está rugindo.
O Gigante Surtr avança pelo sul, cercado pelas chamas, sua espada brilha como o sol. Penhascos se partem, as pessoas caminham na estrada em direção à Helgardh e os céus se abrem.


Heimdallr o deus guardião da ponte Bifrost, sopra o Gjallarhorn(chifre) com toda a sua força.  A ponte Bifrost queimava incessantemente em forma de defesa contra os Gigantes. Os deuses despertam ao ouvir o som e se encontram para o tão esperado confronto, eles se vestem para a batalha e começam uma luta contra os invasores. 

Odin é engolido vivo pelo lobo Fenrir. O deus Freir luta contra o gigante Surtr e também chega ao seu fim. Vidar, filho de Odin, rasga a boca do lobo e numa fúria pela morte de seu pai, esfaqueia Fenrir no coração com a sua lança, matando-o.
A serpente Jörmungandr entra em combate com o Thor, que luta incansavelmente até derrota-la, mas infelizmente ele foi envenenado e só consegue dar poucos passos até desmaiar e morrer.
Surtr cobre a terra com fogo, o mundo inteiro arde em chamas.
"Vendo os deuses caindo em meio ao caos, as pessoas fogem de suas casas, o sol torna-se escuridão quando a terra afunda completamente no mar, as estrelas desaparecem, o vapor sobe e as chamas tocam os céus."


Existirá alguma coisa depois das chamas? Algum Deus sobreviverá? E a humanidade?

"A terra aparecerá mais uma vez a partir do mar, bonito e verde, onde as colheitas auto-semeadas crescerão. O campo Iðavöllr existe onde Asgard outrora foi, e lá, intocado pelas chamas de Surtr, Vidar e Váli residem."
Móði e Magni, filhos de Thor, agora possuem o martelo Miolnir de seu pai.

Dois seres humanos sobreviverão a destruição escondendo-se no Bosque de Hodmímir. 
Líf e Lífthrasir, deles nascerão seus descendentes e o mundo será repovoado.




*Bifrost: É a ponte que faz a ligação entre Asgard(reino dos deuses) e a Terra(Midgard).👍
Se você chegou até aqui e gostou do conteúdo, não esquece de curtir ou compartilhar, até a próxima.