Maravilhas do mundo: Obelisco de São Paulo






O Obelisco do Ibirapuera ou Mausoléu aos Heróis de 1932, é um monumento funerário brasileiro, localizado no Parque Ibirapuera, SP.
Começou a ser construído em 1947 e só foi totalmente finalizado em 1970, mas foi inaugurado em 1955. É o maior monumento da cidade, com 72 metros de altura.
É obra do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili(1898-1974). A estrutura é completamente de mármore travertino e o engenheiro responsável foi o alemão, Ulrich Edler.

O mausoléu do Obelisco abriga os corpos dos estudantes Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo(conhecido pela sigla M.M.D.C), que foram mortos durante a Revolução de 1932, além dos corpos de 713 ex-combatentes. Os restos mortais de Guilherme de Almeida e Ibrahim de Almeida Nobre(ex-combatentes) e os de Paulo Virgínio, considerado um mártir do movimento estão dentro do mausoléu.
O interior do monumento tem forma de cruz, um total de 800 urnas funerárias e três capelas.



O Obelisco é cheio de simbologia, desde a sua altura, o gramado ao redor e os degraus na entrada.
O jardim onde está localizado o Obelisco aponta para a Avenida 23 de Maio, data em que os quatro garotos foram mortos. Ele foi decorado com vários poemas e frases do escritor Guilherme de Almeida.


"Aos épicos de julho de 32, que,fiéis cumpridores da sagrada promessa feita a seus maiores - os que moveram as terras e as gentes por sua força e fé - na lei puseram sua  força e em São Paulo sua Fé."