Imagens de guerra







Estúdio móvel:

Como as suas fotografias tinham de ser imediatamente processadas, Roger Fenton transformou uma carroça em laboratório ambulante e acompanhou a Guerra da Crimeia, embora a carroça tenha sido atingida mais de uma vez pelos russos.




Apesar de o equipamento fotográfico da década de 1850 ser incômodo de transportar, alguns fotógrafos começaram a fazer documentários de guerras. Existem fotografias da guerra entre os Estados Unidos e o México, entre 1846 e 1848, e do cerco de Roma durante a revolução italiana de 1849, mas a primeira cobertura ampla de uma guerra foi feita pelo inglês Roger Fenton durante a Guerra da Crimeia. Pelos padrões atuais, as fotografias dele não parecem visões da guerra, mas isso deve-se principalmente ao fato de ele pretender vendê-las a uma sociedade que certamente rejeitaria imagens de violência.
O conflito austro-escandinavo de 1859 foi registrado por diversos fotógrafos que mostraram, pela primeira vez, os horrores da guerra. Desde então, as guerras passaram a ser amplamente fotografadas, fornecendo ao mundo provas das atrocidades cometidas pelo homem contra seu semelhante.

Curiosidade:
Para o americano Matthew Brady "as câmeras fotográficas eram os olhos da História". As imagens fotográficas que fez com seus assistentes são um impressionante registro da Guerra de Secessão norte-americana.

Fotografia de Roger Fenton
Fotografia de Matthew Brady