A psicologia do gato





Eva, minha velhinha <3
Foto de: Athawany Ramos, vulgo eusinha



Todo amante de gatos descreve a personalidade do seu animal preferido, geralmente atribuindo a ele características humanas. Assim, a noção de personalidade se colore de afetividade e perde toda a racionalidade. Podemos dividir os gatos em tipos de personalidades baseados em atributos comportamentais.






Entre o mito e a realidade

Estimulado de modo adequado e variado durante o período desde o nascimento, posto em contato com espécies diferentes e, especialmente, com o homem, o gatinho será capaz de enfrentar modificações importantes em seu ambiente ou viver com uma família humana.
Se, ao contrário, ele viver num ambiente monótono, tendo apenas como companheiros a mãe e os gatos de sua ninhada, será difícil para ele se adaptar a novas situações. Pesquisas com vários gatos permitiram identificar cinco categorias de gato. Cada uma delas corresponde a um tipo de características ligada às experiências precoces do gatinho.
  • Os gatos vigilantes: Sempre em alerta, os gatos desse tipo reagem ao menor estímulo e exploram todo elemento novo. Eles são capazes de enfrentar mudanças importantes em seu ambiente.
  • Os gatos sociáveis: Eles procuram a companhia e o contato com as pessoas, e preferem os sofás e as almofadas às árvores e o mato. Em geral, eles são emocionalmente bastante dependentes de seus donos.
  • Os gatos que temem pessoas: Esses gatos evitam até mesmo o contato visual com os seres humanos, e têm pavor de serem capturados. A manipulação deles pelo homem provoca diarreias, micções, vômitos e até síncopes.
  • Os gatos agressivos com o homem: Eles também têm medo das pessoas e evitam qualquer forma de contato, mas quando uma pessoa se aproxima, em vez de fugirem, assumem uma série de posturas de intimidação que podem chegar até à agressão física.
  • Os gatos hiper-reativos: Eles se diferenciam dos gatos vigilantes pela incapacidade de administrar qualquer mudança no ambiente. Em permanente estado de alerta, os gatos com esse tipo de comportamento reagem violentamente a qualquer perturbação em seu meio, seja pela agressão contra o elemento invasor, seja pela fuga.
A importância do ambiente para a formação do comportamento do gatinho é claramente perceptível, mas essa influência é em grande parte controlada pela mãe, que permanece sendo o principal agente de proposição e assimilação das experiências vividas pelo bichano.

Observação:
Eu tenho de todos os tipos (embora a maioria seja bem sociável - diria até que oferecidas), e vocês?