T4: Programa nazista de eutanásia.





Você sabia que antes de os nazistas iniciarem o massacre dos judeus, pessoas com problemas físicos e mentais foram as primeiras vítimas?

A decisão dos nazistas de livrar a Alemanha daquilo que chamavam de "vida indigna de viver", ou seja, deficientes mentais, homossexuais, portadores de doenças congênitas, ciganos e idosos senis, estava intimamente ligada à Solução Final (logo menos um texto falando melhor sobre isso). Ela nasceu do insensível e maligno desrespeito à vida que não atendia aos critérios da ideologia do Terceiro Reich. Muitos dos métodos de matança que mais tarde foram utilizados contra judeus, também foram usados para exterminar pessoas que se encaixavam nessas "categorias".

O programa de eutanásia era conhecido como T4, abreviação do endereço físico da operação - Tiergartenstrasse 4. Apesar das tentativas de Hitler de iniciá-lo antes, foi só a partir de 1939 que funcionou com força total. Os nazistas eram mais sensíveis à opinião pública (ou apenas cautelosos) do que geralmente se pensa, e tomaram o cuidado de manter os "homicídios por misericórdia" em segredo. Os parentes das vítimas recebiam falsos relatórios de suas mortes. Quando o T4 chegou ao final, mais de 70 mil pessoas tinham sido envenenadas com gás ou recebido injeções letais.

Mesmo com o sigilo em torno do programa, o bispo católico de Münster, Clemens August, corajoso e franco opositor das políticas racistas do nazismo, ficou sabendo do projeto. Em 3 de agosto de 1941, durante um sermão na catedral de sua cidade, ele classificou o projeto de eutanásia como "assassinato puro e simples". As lideranças nazistas ficaram chocadas com essa condenação. O acontecimento, juntamente com um posterior incidente em que o público, irado por conta do T4, vaiou Hitler pela primeira vez, levou ao encerramento da operação. A essa altura, no entanto, seu propósito já havia sido alcançado. Grande parte da equipe que trabalhou no T4 foi transferida para as operações da Solução Final, utilizando sua experiência em envenenamento por gás nos campos de extermínio.

Friedrich Franz Bauer / Arquivo Federal Alemão