O menino de dois anos que está preso em um poço de 100 metros.





Poço onde a criança se encontra Foto: EPA
(Atualização: Infelizmente a operação de resgate foi muito demorada  por causa de toda a dificuldade do local e a criança foi encontrada morta)

Julen Roselló, dois anos de idade, se encontra preso em um poço com mais de 100 metros de profundidade e 25 centímetros de largura, desde o último domingo(13.01), em Málaga, Espanha.
A criança estava em um passeio com a família e acabou se distanciando. O pai disse que viu o exato momento em que Julen caiu no poço, correu para alcançá-lo, mas não conseguiu. Imediatamente a família ligou para o socorro. O pai disse que ouviu o menino chorando e logo depois ficou em silêncio.
A equipe de busca trabalha em constante pressão, pois existe previsão de chuva para os próximos dias. Ainda não foram identificados sinais de vida vindos do poço, as equipes acreditam que a criança esteja realmente lá, pois foram encontrados fios de cabelo da criança dentro do poço e um exame de DNA confirmou a identidade.

O maior problema na operação de resgate é exatamente a largura do buraco, dificultando o acesso a criança e deixando o processo ainda mais perigoso, pois o risco da criança morrer soterrada é grande.
Moradores locais prestando apoio aos familiares. Foto retirada de: El País
É uma região extremamente seca, onde se costuma ter sérios problemas com a falta de água. Muitas pessoas trabalham com plantações e por isso na maioria das casas tem um poço artesiano, a maioria sem a fiscalização das autoridades. É costume na região fazer um poço procurando por água, as vezes as pessoas não tem tanta sorte de encontrar e são obrigadas a selar o buraco e ir para outro lugar.
O lugar está tomado por carros, jornalistas e guardas civis. Os operários, bombeiros, engenheiros, mineiros, técnicos e motoristas trabalham sem parar, a maioria dobrou o seu turno, muitos estão sem dormir, todos estão numa busca incansável pela criança.

A família de Julen já passou por outra tragédia. Em 2017 eles perderam um filho de três anos de idade que sofria de uma doença cardíaca. Eu não posso imaginar a dor dos familiares, mas espero profundamente que tudo ocorra bem e que eles consigam resgatar a criança com vida.
Esse canal está transmitindo lives da operação de resgate.