Invenções que mudaram o mundo: Microscópio





Antonie Van Leeuwenhoek e seu microscópio
Antonie Van Leeuwenhoek e seu microscópio.  Foto de: Scielo
"Em um dia, Hans e Zacharias, vendedores de óculos, fizeram uma brincadeira e juntaram duas lentes e conseguiram ver coisas pequenas ao olho nu".
É um instrumento com capacidade de ampliar imagens de objetos minúsculos, como as células que não podem ser vistas a olho nu, graças ao poder de resolução. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado por dois Holandeses fabricantes de óculos, Hans Janssen e seu filho Zacharias, no final do século XVI(1590). Porém, tudo indica que o microscópio só começou a ser utilizado anos depois por Antonie Van Leeuwenhoek(1632-1723), para fazer observações de materiais biológicos.


O microscópio utilizado por Leeuwenhoek em suas descobertas foi aperfeiçoado para seu uso, fazendo várias melhorias, e era formado por uma lente biconvexa, com capacidade de ampliar a imagem 1000 vezes. 
Foi atribuída a Antonie Van Leeuwenhoek a descoberta dos microrganismos(micróbios) e é conhecido por suas contribuições no melhoramento do microscópio. Ele possuía a maior coleção de lentes do mundo, com 250 microscópios.



Em seu aparelho ele observou com riqueza de detalhes todos os tipos de materiais biológicos, como glóbulos vermelhos do sangue,  espermatozoides e embriões de pantas. Foi de grande importância os inventos de Leeuwenhoek para a medicina, hoje nós temos acesso a todos os tipos de informações, coisas que antes eram imperceptíveis a olho nu.