Curiosidade do dia: Sputnik-1





Sputnik-1 aberto.
Sputnik-1 aberto.

Sputnik-1 foi o primeiro satélite artificial da Terra, sendo lançado no dia 4 de outubro de 1957 pela União Soviética do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão. O Sputnik-1 era um satélite simples, que foi construído numa corrida contra o tempo. Tinha uma forma esférica e pesava 83,6 kg. Transmitia um sinal de rádio, "um beep", que podia ser sintonizado por qualquer radio.

O lançamento do Sputnik-1 deu inicio a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Foi um marco na história, deu aos cientistas novas informações para serem estudadas, informações valiosas para o futuro  e desenvolvimento da humanidade. O Sputnik-1 ajudou a identificar a mais alta camada da atmosfera da Terra e trouxe informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera.

O satélite completava uma volta ao redor da Terra a cada 96 minutos e se manteve firme, orbitando a Terra por 22 dias. Originalmente foi projetado para operar por duas semanas, mas as baterias excederam todas as expectativas.
Ele continuou em silêncio orbitando a Terra por mais alguns meses, até que em 4 de Janeiro de 1958, ele queimou na atmosfera da Terra.
Durante os meses que orbitou a Terra, o satélite viajou aproximadamente 60 milhões de quilômetros.
E assim começou a história da humanidade no espaço.

Réplica do Sputnik-1
Réplica do Sputnik-1  em exibição no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos.


Fontes:
SeuHistory
SpaceToday
Wiki