![]() |
Espaço aberto com a Duroia H. Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY |
A árvore amazônica que abriga um exército assassino.
Na Amazônia existe uma diversidade gigante de plantas, um amontoado de vegetação para todos os lados.
Misteriosamente em meio à mata fechada você se depara com clareiras, espaços abertos, onde existe apenas um tipo de árvore, só uma espécie reina nestes espaços.
A árvore "espaçosa" é a Duroia Hirsuta, os nativos acreditam que a árvore é uma espécie de ligação com o outro mundo, com os seres sobrenaturais. São os chamados "Jardins do Diabo", onde, segundo a lenda da região, é o lugar onde habitam espíritos malignos da floresta. Ao cair da noite os espíritos aparecem para cuidar de suas árvores, limpando as ervas daninhas do jardim, e tirando qualquer outra planta que ousar nascer no local sagrado. A noite nem o nativo mais corajoso ousa sair de sua casa e passar perto das clareiras.
A versão dos cientistas também é bem interessante.
As hastes das folhas dessas árvores têm inchaços feitos exatamente para as formigas Myrmelachista schumanni, é a moradia delas, entram e saem a qualquer momento. Foi especialmente criado pelas arvores para as formigas, onde elas não correm perigo e depositam seus ovos e larvas.
A hospedagem não sai de graça, visto que as formigas protegem a árvore de seus inimigos. Nessas árvores ninguém ousa pousar para comer as folhas, são literalmente protegidas por um exército. As formigas além de proteger as árvores dos insetos interessados em suas folhas, também protege o solo, não deixando qualquer outra planta nascer.
![]() |
As formigas em sua casa- Foto: globalpotts |
Diariamente sai um pequeno exército de formigas para "observar" a vizinhança. Quando se deparam com algum broto, fazem uma inspeção. Se o brotinho for da família de seu hospedeiro, pode viver. Se for um intruso, que o ataque comece. Com suas garras elas ferem a planta até que ela comece a murchar, também injetam um veneno(ácido fórmico) para acelerar a morte. Quanto mais espaço para seu hospedeiro expandir, mais moradia para elas, mais exército. Um trabalho em grupo, e nesse caso, a união realmente faz a força.
Fonte: BBC, G1