Sonda New Horizons após 13 anos de viagem chegará ao Cinturão de Kuiper - Janeiro de 2019





Após seis meses hibernando para poupar seus recursos, a sonda New Horizons, da NASA, está a uma distância de seis bilhões de quilômetros da Terra, viajando ao encontro do objeto espacial 2014 MU69.
Plutão
Plutão- Foto: NASA
Depois de uma longa viagem de 13 anos, a sonda americana New Horizons chegará ao Cinturão de Kuiper, um lugar com objetos congelados.
Acredita-se que nessa região existam mais de 100 mil pequenos corpos celestes. É uma região que desperta muita curiosidade dos pesquisadores, pois o lugar é composto por pedaços, restos que ficaram da formação dos planetas do nosso Sistema Solar.
Cinturão de Kuiper
Cinturão de Kuiper- Foto: NASA

A equipe New Horizons está tentando algo que nunca foi feito, será o sobrevoo mais distante na história.
A NASA lançou a sonda New Horizons em 19 de janeiro de 2006, em sua missão inicial para Plutão, onde fez o sobrevoo do planeta anão em 14 de julho de 2015, um marco na história. Um ano antes da sonda chegar a Plutão, os astrônomos descobriram através do telescópio espacial Hubble a Ultima Thule (2014 MU69), o que deu a equipe uma segunda missão.
A sonda foi a primeira a sobrevoar Plutão e com isso fotografou suas pequenas luas Caronte, Nix, Hydra, Cérbero e Estige.
O principal objetivo da missão era mapear suas superfícies e estudar a atmosfera de Plutão e suas luas.
Luas de Plutão
Luas de plutão-  Foto: NASA
Plutão e  sua lua Caronte
Plutão e sua lua Caronte- Foto: NASA


No dia 1 De Janeiro de 2019, a sonda vai passar pelo objeto 2014(MU69), usando câmeras, scanners para analisar o local com riqueza de detalhes, detectores e toda a tecnologia que estiver disponível. O objeto é minúsculo em telescópios e com isso teremos a oportunidade de estudar toda a informação coletada.

Após analisar a Ultima Thule, a sonda vai enviar todos os dados para a terra, o que deve levar muitos meses, visto que quanto mais distante a sonda estiver, maior será o tempo de transmissão das informações
Há muito o que se descobrir no nosso universo, Plutão se provou muito importante e muito rico. Muitas expectativas para as novas descobertas.

Lançamento da sonda New Horizons do Cabo Canaveral em 19 de janeiro de 2006
Assista ao vivo os eventos da NASA
Fonte:
https://www.space.com/
https://www.nasa.gov/mission_pages/newhorizons/overview/index.html