Recomendação: Uma noite de 12 anos - Filme.





A recomendação de hoje é para você, meu caro leitor, apaixonado por história e que não perde a oportunidade de assistir todos os filmes/documentários que aparecem sobre o tema... Aliás, estamos juntos nessa. Sabe quando lança algo sobre uma coisa que você ama e TODO MUNDO no seu círculo de amigos já assistiu, menos você? Então... foi o caso desse filme, eu esperei HORRORES por essa belezura (logo quando correu o boato de que seria feito algo que envolvia os Tupamaros, fiquei louca), porém, como ele foi aberto só lá pelo sul e sudeste do país, acabei (para quem não sabe, moramos no nordeste) sendo "a última dos meus" a vê-lo, mas digo logo: valeu a espera.

Imagem do filme Uma Noite de 12 anos, homens vendados.
Sem mais delongas, a obra discorre um pouco sobre o período de cárcere do grupo de guerrilheiros Tupamaros (os Robin Hood's uruguaios da década de 1960 — para quem não sabe muito sobre o assunto, um resumo curto: eles começaram com uma espécie de caça às bruxas, procurando todo tipo de documento que provasse a corrupção governamental e também assaltando bancos, distribuindo o dinheiro roubado — e também comida — entre os mais necessitados. 


Vale a pena dar uma pesquisada mais aprofundada depois) durante a ditadura uruguaia, mostrando que os militares se aproveitavam da situação para humilhá-los (desumanizá-los) das piores formas possíveis, algumas cenas são bem pesadas, então quem decidir assistir... já garante um lencinho aí do lado. Para quem é das pessoas que gosta das coisas bem explicadas, sugiro que leiam um pouco sobre o assunto antes de assisti-lo, pois ele só fala do período de cárcere, não explica o contexto da ditadura. E ah! Se você é fã do Mujica (como eu), não se iluda... não é uma biografia dele, aliás, se você parar para olhar direitinho, ele aparece pouquíssimo.