Os Mortos do Monte Everest







Vista do monte Everest

O monte Everest está localizado na cordilheira dos Himalaias, um lugar extremamente inóspito e perigoso.
Para alguns alpinistas é o maior sonho de suas vidas e ao longo dos anos milhares de pessoas tentaram escalar o monte para chegar ao cume que fica a 8.848 metros acima do nível do mar.

Estatisticamente falando, 1 em cada 10 subidas bem-sucedidas acaba com a morte de alguém, são quase 300 mortes, mais de 200 corpos encobertos pela neve e pelo tempo.
O caminho até o cume é longo e a maioria das pessoas ao chegarem lá já estão exaustos. A grande maioria das mortes acontece na descida do cume, quando os alpinistas estão completamente esgotados, sem energia.

Existem duas rotas principais para escalar o Monte Everest: A rota padrão, pela face sudeste, no Nepal e outra pela face norte, no Tibete.
vista do monte Everest
rotas de chegada ao Monte Everest

Apesar da rota padrão não colocar verdadeiros obstáculos para os profissionais de escalada, o Everest em si, apresenta todo o tipo de perigo natural com péssimas condições climáticas, com ventos muito fortes, avalanches, a dificuldade natural que é "andar" sobre a neve e fora os efeitos da altitude nos humanos, baixa pressão de oxigênio e falta de ar devido aos esforços, etc.
A maioria das pessoas que morrem na montanha, ali mesmo vão ficar, devido às condições do local é quase impossível fazer missões de resgate, o que colocaria em risco a vida de mais pessoas sem ter a certeza de sucesso.
Monte Everest

A montanha não tirou a vida só de iniciantes e entusiastas, tirou a vida de muitos alpinistas experientes.
A maioria dos corpos pode ser vistos por outras pessoas que passam no local em outras expedições, servindo até "como ponto de referência".

"O Monte Everest continua sendo um objetivo de vida para muitos alpinistas e infelizmente também será o túmulo de muitos que tentarem e falharem".


Lista de Todas as Pessoas que perderam suas vidas para o Monte.



 Animação do terreno ao redor do Everest e de suas rotas de chegada








Fonte:
http://www.rock-climbing-for-life.com
http://www.bbc.com/future/story/20151008-the-graveyard-in-the-clouds-everests-200-dead-bodies
Wikipédia