O Maior Vulcão do Planeta: Tamu Massif





Imagem ilustrativa de um vulcão em erupção


Atualmente cerca de 500 vulcões são considerados ativos.
Estima-se que 10.000 vulcões entraram em atividade nos últimos 2 milhões de anos. 

Tamu Massif foi descoberto por uma equipe de geólogos da Universidade de Houston, Texas, e está localizado no Oceano Pacífico a leste do Japão, cobrindo uma área de cerca de 310 mil quilômetros quadrados e com 650 quilômetros de extensão, conhecido como o maior vulcão conhecido da Terra.


É um vulcão do tipo submarino, com um formato em escudo(Os vulcões em escudo são chamados deste modo, pois a sua forma lembra a de um escudo deitado) e seu cume situa-se a 1980 metros de profundidade e a base a 6400 metros, com uma altura de 4400 metros.
O vulcão faz parte da cadeia montanhosa(cordilheira) submarina chamada de Shatsky Rise, formada a cerca de 130 a 145 milhões de anos pelo impacto, cruzamento de três placas tectônicas, sendo elas a placa eurasiática, a placa das Filipinas e a placa do Pacífico.

O Tamu Massif tem tamanho equivalente aos vulcões gigantes do planeta Marte, o que o coloca também entre os maiores do Sistema Solar.
O Olympus Mons é um vulcão gigante de Marte considerado o maior do Sistema Solar e é apenas 25% maior do que o Tamu Massif.
Imagem 3D com o map do vulcão
Fonte: IODP





Fontes: