Construído em 1891, Brooklyn, Nova York por Divine Burtis.
Com 72 metros de comprimento, pesando 1.284 toneladas e sua velocidade máxima era de 30 km.
Atuava na área com excursões e nisso ficou por muitos anos.
O desastre do General Slocum foi a pior tragédia com mortes em Nova York até o 11 de setembro em 2001, sendo o pior desastre marítimo da história da cidade. Durante sua existência o General Slocum sofreu vários acidentes, chegando a ficar encalhado e colidir várias vezes em lugares diferentes. Em 15 de junho o navio foi fretado por uma igreja evangélica para uma comemoração anual. Seria a 17.ª viagem realizada pela igreja, completando seu rito anual em um piquenique em Long Island.
A viagem deu início as 9:30 da manhã e ao todo eram mais de 1400 pessoas, a maioria (sendo) mulheres e crianças.
Chegando em um determinado trecho da viagem, um incêndio iniciou na sala de lampadas. Possivelmente causado por uma faísca de cigarro, o fogo foi alimentado pela palha, trapos oleosos e o óleo das lâmpadas da sala.
O capitão Van Schaick foi avisado do incêndio por um garoto de 12 anos, mas ele não acreditou e continuou a viagem.
Testemunhas na época disseram que o incêndio começou em vários lugares onde havia líquidos inflamáveis.
No navio não havia equipamentos de segurança, tudo estava completamente apodrecido, nada funcionava. Para o desespero dos passageiros a equipe nunca praticou um treinamento de incêndio. Todos completamente desesperados, os botes salva-vidas não prestavam. As mães começaram a colocar coletes em seus filhos e joga-los no mar na esperança de salva-los, mas ao invés disso, eram obrigadas a assistir seus filhos afundando e morrendo em vez de flutuar.
As pessoas não sabiam nadar, as roupas eram pesadas demais, nada ajudava.
Na época o fabricante dos coletes salva-vidas teria sabotado os coletes para economizar em vistorias e inspeções. Os equipamentos ficaram por anos desprotegidos e foram ainda mais danificados. Os gerentes da empresa foram indiciados.
O capitão decidiu não retornar ou parar o navio, fazendo com que o vento aumentasse o fogo. O navio afundou em águas rasas, em Brother Islands.
Mais de 1021 pessoas morreram das piores formas possíveis e 321 passageiros sobreviveram.
Relatórios indicam que o capitão Van Schaick saiu do navio assim que o fogo se instalou, com outros membros da tripulação. Foi condenado e considerado culpado por negligência, por não ter o equipamento adequado para incêndio e nem pessoal com treinamento adequado.
Os restos do General Slocum foram recuperados mais tarde e reutilizados na construção de uma embarcação chamada Maryland, que afundou no Oceano Atlântico, durante uma tempestade.
Chegando em um determinado trecho da viagem, um incêndio iniciou na sala de lampadas. Possivelmente causado por uma faísca de cigarro, o fogo foi alimentado pela palha, trapos oleosos e o óleo das lâmpadas da sala.
O capitão Van Schaick foi avisado do incêndio por um garoto de 12 anos, mas ele não acreditou e continuou a viagem.
Testemunhas na época disseram que o incêndio começou em vários lugares onde havia líquidos inflamáveis.
No navio não havia equipamentos de segurança, tudo estava completamente apodrecido, nada funcionava. Para o desespero dos passageiros a equipe nunca praticou um treinamento de incêndio. Todos completamente desesperados, os botes salva-vidas não prestavam. As mães começaram a colocar coletes em seus filhos e joga-los no mar na esperança de salva-los, mas ao invés disso, eram obrigadas a assistir seus filhos afundando e morrendo em vez de flutuar.
As pessoas não sabiam nadar, as roupas eram pesadas demais, nada ajudava.
Na época o fabricante dos coletes salva-vidas teria sabotado os coletes para economizar em vistorias e inspeções. Os equipamentos ficaram por anos desprotegidos e foram ainda mais danificados. Os gerentes da empresa foram indiciados.
Veja também o post completo do local onde o acidente com o General Slocum aconteceu: 3 Ilhas Famosas Abandonadas
O capitão decidiu não retornar ou parar o navio, fazendo com que o vento aumentasse o fogo. O navio afundou em águas rasas, em Brother Islands.
Mais de 1021 pessoas morreram das piores formas possíveis e 321 passageiros sobreviveram.
Relatórios indicam que o capitão Van Schaick saiu do navio assim que o fogo se instalou, com outros membros da tripulação. Foi condenado e considerado culpado por negligência, por não ter o equipamento adequado para incêndio e nem pessoal com treinamento adequado.
Os restos do General Slocum foram recuperados mais tarde e reutilizados na construção de uma embarcação chamada Maryland, que afundou no Oceano Atlântico, durante uma tempestade.